8 habilidades não financeiras que farão de você um mestre do dinheiro

Quando se trata de ganhar no mundo do dinheiro, acredito piamente no poder das artes liberais. Às vezes, uma ampla base de conhecimento pode atendê-lo melhor do que um conjunto restrito de habilidades em matemática, negócios ou investimentos. Então, preparem-se; aqui estão oito habilidades não financeiras que farão de você um mestre do dinheiro.

8 habilidades não financeiras que farão de você um mestre do dinheiro
Foto: (reprodução/internet)

Veja também: 5 maneiras de impulsionar suas finanças enquanto você dorme

1. Autoconsciência

Sócrates estava certo quando disse: “Conhecer a si mesmo é o começo da sabedoria.” A autoconsciência é a chave para entender o nível de risco de investimento com o qual você se sente confortável, as situações que acionam o comportamento impulsivo do consumidor e os pontos fortes que você pode construir para ter mais sucesso com o dinheiro. 

Alongue um pouco os músculos da autoconsciência todos os dias, estando atento às suas respostas emocionais à publicidade e observando quais partes do seu orçamento são mais fáceis e mais difíceis de cumprir.

2. Autocontrole

Como você se torna um mestre do dinheiro vivendo no meio de um circo de consumidores? Você desenvolve níveis sobre-humanos de autocontrole. 

Os mestres do dinheiro resistem às compras por impulso (pelo menos na maior parte do tempo), dirigem carros usados confiáveis em vez de novos, destroem pilhas de ofertas de cartão de crédito pré-aprovadas e cumprem seus orçamentos apesar de tudo que os incita a fazer o contrário.

3. Autoconfiança

Pessoas realmente responsáveis por seus futuros financeiros vão além das constantes comparações que drenam tempo, energia e dinheiro. Como elas fazem isso? Elas cultivam uma autoconfiança autêntica e são capazes de viver por uma verdade simples, mas fundamental: quem elas são é muito mais do que o que compram.

4. Pensamento geral

Os mestres do dinheiro sempre jogam com o objetivo final em mente. Isso significa sacrificar quando necessário para pagar empréstimos estudantis, evitar dívidas de cartão de crédito, economizar para a aposentadoria e construir um fundo de emergência saudável. 

Significa entender que a segurança financeira de longo prazo é o resultado de dezenas de pequenas decisões estratégicas que eles tomam todos os dias.

Veja também: 5 maneiras fáceis de construir um fundo de emergência do zero

5. Paciência

Para aqueles de nós que não têm parentes no negócio do petróleo ou que não ganharam na loteria, obter segurança financeira exige paciência. Adiar a gratificação, adotar uma visão de longo prazo sobre os investimentos, construir riqueza nota por nota, essas são as características dos verdadeiros mestres do dinheiro. 

Sem paciência, você sempre será seduzido por esquemas de enriquecimento rápido, sempre expondo seu principal a riscos desnecessários e apenas se tornando-se o mestre do desastre financeiro.

6. Pensamento crítico

Eu odeio alarmar você, mas há hordas de pessoas atrás do seu dinheiro. Todos os dias, golpistas e corretores de investimento duvidosos estão desenvolvendo novas e melhores maneiras de livrar você do dinheiro que você ganhou com tanto esforço. 

Nesse ambiente, o pensamento crítico é uma habilidade de sobrevivência. Os mestres do dinheiro consideram cada gasto com cuidado, se armam com informações imparciais e podem identificar um investimento bom demais para ser verdade a uma milha de distância.

7. Criatividade

A criatividade ajuda as pessoas a ganhar e economizar dinheiro. Algumas das pessoas mais criativas que conheci foram criadas durante a Grande Depressão, e as lições que aprenderam moldaram permanentemente suas relações com o dinheiro. 

Esses mestres do dinheiro sabem como esticar uma simples nota até uma camada delas em suas vidas (sem se sentirem privados por um segundo), cultivar sua própria comida, reaproveitar itens e construir prósperos negócios caseiros.

8. Comunicação

A comunicação é a habilidade de vida que alimenta todos os outros. Os mestres do dinheiro podem falar abertamente com seus parceiros sobre finanças, negociar com a diplomacia, compartilhar seus conhecimentos e fazer o tipo de pergunta que capacita o investimento inteligente.

Veja também: 10 dicas de pessoas que pagaram uma quantia incrível de dívidas

Traduzido e adaptado por equipe Cotação Seguro

Fonte: Wise Bread