No momento de acionar um seguro existem preocupações ainda maiores e acabamos esquecendo de fazê-lo. Os seguros para autos são, normalmente, para 2 finalidades: roubo/ furto ou colisão.
Essas situações são terríveis e passa por despercebido o tempo que temos para acionar o seguro e ter direitos que pagamos e, então, poderemos utilizar. Se passar o tempo… Pode ser até que perdemos o nosso direito.
Mostraremos a seguir algumas situações que exigem reações específicas, o que fazer em caso de colisão, o que fazer em caso de roubos, como reagir quando não é o culpado pela colisão e, claro, o tempo que tem para acionar o seguro do seu auto.
Motivos para ter o seguro para autos
Não há nada melhor do que zelar por esse bem tão querido, certo? Por isso, contratar um seguro para autos é uma solução que prolongará o sonho, assim ele permanecerá uma realidade.
Ao contratar uma agência de seguros, é importante verificar alguns recursos que estão presentes no contrato e se vale apenas colocar adicionais que farão com que você fique mais seguro e não gaste tanto dinheiro nos momentos ruins.
Quando acionar o seguro para o veículo?
Se você optou pelo serviço completo e faz pagamento em dia, todas as ferramentas que a empresa contratada oferece estarão ao seu dispor.
Mas, se optou por um plano mais simples, sem muitos motivos acreditando que não os precisará e torcemos também por isso mesmo, saiba que as ferramentas serão mais restritas para o seu perfil.
Contudo, só o fato de ter um seguro contratado, o garantirá, de fato, uma segurança e conforto.
O que fazer em caso de colisão?
Se você se envolveu em um acidente, mas não foi quem o provocou, preparamos a segui um tópico exclusivo para você.
Já se foi você quem provocou o acidente, a primeira coisa que você deve fazer, sem sombras de dúvida, é verificar o seu estado físico e emocional e também as outras pessoas que estejam no veículo, se houver.
Após perceber o estado de todos, o ideal é fazer um boletim de ocorrência, o famoso B.O., pois com ele você poderá acionar o seguro imediatamente tendo provas.
O que fazer em caso de roubo ou furtos?
O Boletim de Ocorrência, ou B.O., é mais que uma opção, é um dever.
Te aconselhamos a registrar a ocorrência na delegacia mais próxima o mais rápido possível.
Com o comprovante da ocorrência em mãos, você poderá imediatamente acionar a agência de seguros contratada.
O que fazer em caso de colisão passiva?
Se você se envolveu em um acidente, mas não foi quem o provocou, como já deve saber, o responsável pelo reparo do carro ou demais estragos será de quem provocou o acidente.
Ele quem deverá acionar a seguradora dele e providenciar todos os reparos, se o indivíduo não possuir seguro, aconselhamos que, após fazer o B.O.
E uma boa ideia é você registrar em fotos ou vídeos da situação do veículo e fazer diferentes orçamentos e escolher o mais barato, a conta deverá ser paga pelo agente do ocorrido.
Para todos os casos, o tempo limite é de 3 anos, mas aconselhamos que faça o mais rápido possível para ter os seus direitos reservados.