O carro é considerado um bem imprescindível na vida de muita gente. Porém, todo mundo que tem um carro concorda em dizer que ele representa uma parcela bem alta dos gastos mensais da família. Então, como economizar com os gastos do carro? Vamos aprender.
A gente fez um estudo breve e que é comum na vida de todo mundo que tem um carro, independente do modelo ou do ano. O fato é que essas dicas realmente funcionam e vão te ajudar a manter um orçamento mais equilibrado mesmo com o carro na garagem.
Afinal, tudo o que representa um gasto do carro pode ser economizado. Especialmente, quando a gente fala em seguro, combustível e manutenção. Saiba mais.
1 – A compra do carro
O primeiro ponto a ser considerado é na hora de comprar o seu carro novo ou trocar o seu veículo por um modelo mais recente. Sim, isso pode dizer muito sobre como economizar com os gastos do carro, sabia?
Por exemplo, você pensa o quê na hora de comprar o carro novo? Que quer aquele mais bonito, da marca famosa, com mais espaço, porta-malas gigante? O ideal é analisar outros pontos também, como o custo da manutenção dele e o gasto com combustível.
E tem mais: comprar um carro novo, de fábrica, vai te fazer perder dinheiro rapidamente. Sendo assim, saiba que ao sair da loja o seu carro já perdeu valor de mercado. Isso é natural e sempre acontece – é uma desvalorização comum de acontecer.
Então, a partir de agora, pesquise um bom carro para você. Pode ser um que seja econômico, que não seja tão velho, mas também não seja novo de fábrica, além do que pode ser aquele que tem um custo de manutenção mais barato. Isso é ser econômico e inteligente.
2 – O seguro do carro
O seguro do carro é outro dos custos que mais pesam na vida de uma pessoa que tem um veículo ou mais para sustentar. De modo geral, os seguros variam conforme a idade do condutor, o gênero sexual, o modelo do carro, a região onde transita, etc.
Só que há uma boa dica para conseguir um bom desconto no seguro: fazer cotações online e pesquisar em várias seguradoras. Pelo menos, faça isso em 5 delas e você vai ver que a diferença pode ser significativa para o seu bolso.
É claro que você sempre vai se lembrar de grandes seguradoras, como Porto Seguro, Bradesco Seguros, Mapfre, etc. No entanto, saiba que também existem as menores, que podem ser mais baratas. Só não deixe de conferir o seu contrato, a apólice e os seus direitos, ok?
3 – A manutenção do carro
A próxima dica é quanto à manutenção do carro. Aqui a gente poderia criar um tópico bem grande porque há várias maneiras de se pensar nisso considerando a redução de custos. A primeira falamos no tópico 1: comprar um carro com custo de manutenção mais barato.
Só que se você não fez isso, fique tranquilo porque há salvação. Outra das dicas é se atentar para o fato de que fazer manutenções periódicas e preventivas é sim inteligente porque evita que você tenha gastos maiores depois. Para isso, é importante ter um mecânico de confiança.
Além do mais, fique de olho em itens que são bastante consumidos conforme você anda com o carro e precisam de cuidados periódicos: lubrificantes e óleos, por exemplo. Além do mais, cuidar os pneus, falando calibrações, vai te ajudar na economia de gastos também.
Sem contar que há dicas como: evitar a sobrecarga de pessoas sem necessidade. Afinal, com o excesso de peso, ele vai gastar mais combustível, mais pneu, mais freio, etc. Então, deixe-o o mais leve possível porque isso faz diferença.
4 – O combustível do carro
A próxima ideia para quem está estudando como economizar com os gastos do carro é considerar o combustível. E por mais que os preços sejam engessados nas regiões, saiba que você pode pensar em formas de economizar com isso também.
Primeiro: sempre abasteça em um posto de confiança. Não vai adiantar ir no mais barato, se ele fizer aquela mistura com água, sabe? Outra coisa é manter a manutenção para não ter vazamentos e evitar o excesso de peso no veículo.
Ainda sobre o combustível, saiba que atualmente a maioria dos carros são flex. E isso permite que você abasteça com etanol ou gasolina. Porém, evite ficar trocando os dois tipos de combustível de forma muito frenética. Isso pode causar problemas no motor.
5 – As rotas de passeios
Por fim, vamos falar sobre as rotas de passeios e viagens. Essa também é uma maneira inteligente de evitar gastos com o carro. Logo, o ideal é você ter uma rota traçada antes de sair de casa ou do trabalho. A pesquisa do destino te ajuda a encontrar o caminho mais breve.
Além do mais, evite usar o carro para ir em lugares perto demais. O fato de ligar o carro e andar um ou dois quarteirões apenas pode se tornar um gasto desnecessário também.
Quanto dá para economizar com o carro?
Analisando essas dicas que demos acima, não se dá para ter uma ideia exata de quanto dá para economizar com o carro. Até mesmo porque não citamos números e nem valores. De qualquer modo, considere ter um plano de controle de gastos para saber que isso realmente funciona.
Só com o seguro do carro, você vai ver que dá para ter economia de mais de 30% entre um plano e outro. Aliás, dependendo do seu cartão de crédito dá até para ter o benefício do desconto mensal para pagamentos em débito automático. Pesquise sobre isso.