Tem muita gente estudando a possibilidade de se tornar Uber nos dias de hoje. Isso deve-se à vários motivos e características desse tipo de trabalho. Mas, de um modo geral, para isso é preciso ter um carro próprio ou alugado. E muita gente estuda os consórcios para a compra.
Assim sendo, será que vale a pena fazer o consórcio de um carro para comprar o bem e começar a trabalhar de Uber? A gente descobriu a resposta e vamos te contar nas próximas linhas. No entanto, antes disso, vamos entender o que é, de fato, um consórcio de veículos.
O consórcio
Atualmente, muitas empresas administram consórcios de carros. Tem a Porto Seguro, Mapfre e muitos bancos também, entre diversos outros. Agora, o que é exatamente esse tal de consórcio?
É fácil entender: é um grupo formado por pessoas que terão direito a uma carta de crédito.
Assim, essa carta de crédito pode ser direcionada para algum bem, como é o caso dos carros. Mas, também poderia ser para motos, caminhões, imóveis, eletrodomésticos, viagens, etc.
Ao passo que cada integrante faz um pagamento mensal e a cada mês uma pessoa pode usar a carta de crédito. O diferencial é que tem uma administradora por trás, que tem que ser regularizada pelo Banco Central. E ela vai cobrar algumas taxas para administrar o grupo.
As vantagens
Agora que você sabe o que é um consórcio, vamos às vantagens dele. A primeira delas é que não tem a cobrança de taxas de juros, como existem nos financiamentos de veículos. Porém, existem a taxa de administração. Ainda assim acaba sendo um produto mais barato do que um financiamento feito em bancos.
Outra vantagem é que tem prazos bem mais estendidos para pagamento. Eles podem passar de anos e anos. Tudo vai depender do tipo de contrato que você fez. E lembre-se que quanto maior o tempo, menor o valor da parcela, né.
Uma última vantagem é o fato de que o consórcio não exige valores de entrada. Daí, pagando apenas as parcelas mensais, o cliente pode ter uma boa carta de crédito no fim para comprar o seu carro novo.
As desvantagens
Vendo tudo isso você pode estar pensando que o consórcio é uma ótima ideia para quem quer ser Uber, certo? Mas, cuidado porque nem tudo são flores. O fato é que o consórcio não é indicado para essas pessoas, que querem se tornar motoristas de Uber.
O motivo é que o consórcio tem prazos e nem sempre vai dar para pegar a carta de crédito antes do prazo final do contrato. Isso vai depender de sorteios e lances. Assim sendo, se a pessoa não tem lances de entrada e nem sorte vai ter que esperar o fim do contrato, que pode durar anos, como já mencionamos.
Por isso, para quem tem pressa em pegar a carta de crédito para comprar o carro, o consórcio pode não ser a melhor opção, mesmo que seja mais vantajoso do que o financiamento, do ponto de vista financeiro.