A gente costuma falar muito sobre o seguro viagem internacional, que é uma ótima ideia para quem vai para fora do país, não é? Mas, nesses países, como você pretende se locomover? O assunto de assunto é para falar sobre o aluguel de carros.
Por que, afinal de contas, vale a pena alugar o carro em países do exterior e em outras cidades do Brasil… Será que alugar um carro para viajar, saindo da sua cidade para uma rota aqui no país mesmo é uma boa ideia? Descubra.
Vale a pena alugar o carro para viajar?
Essa é uma resposta muito difícil de ser dada de forma geral porque hoje existem vários meios de transportes assim como vários roteiros de viagens, também. Então, para ter a resposta é preciso se conhecer.
Uma boa dica é considerar que o carro costuma ser uma ótima opção para os roteiros que envolvem visitas a natureza, como em parques nacionais, estaduais e ecológicos. Ou para viagens em cidades pequenas, por exemplo.
Então, se vai viajar para as Serras Gaúchas, por exemplo, a viagem de carro é uma excelente ideia porque ela permite apreciar a paisagem natural como ela deve ser apreciada. Isso torna o passeio inesquecível.
Além disso, as viagens que incluem passeios de longos dias também podem ser feitos de carro para evitar o estresse e a demora de ônibus, por exemplo. Já para cidades grandes, nem sempre o custo compensa, já que há gastos com estacionamento, por exemplo.
Fazendo as contas da viagem de carro…
Uma maneira inteligente de saber se vale a pena viajar de carro ou não é fazer as contas ou uma estimativa delas. Em cidades grandes internacionais, por exemplo, um estacionamento pode custar 30 dólares por noite enquanto um hotel é o dobro disso para um quarto para casal.
Além disso, podem haver extras, como os pedágios, que são tão comuns aqui no Brasil como fora daqui. Na Espanha, de Barcelona à Valência, em um trajeto de 350 KM dá para ir sem pedágio. Mas, isso é bastante raro.
Aliás, se for andar de carro em outro país, há o custo do aluguel do veículo, também. Além do combustível que será usado por lá.
Então, rola estudar até mesmo as alternativas para andar de carro, como o Uber. Por exemplo, na Índia o trânsito é bastante caótico e isso quer dizer que por lá alugar um carro vai ser pior do que andar de táxi.
Cuidados ao alugar um carro para viajar
Se você considerou que alugar um carro é melhor para a sua viagem, então, agora é preciso tomar alguns cuidados bastante simples, como o cadastro nas locadoras e as apólices que tem do contrato para saber o que é direito e dever.
Outra coisa é reservar o carro para não correr risco de ficar sem ele. E pela internet mesmo dá para fazer isso, né. Quase toda locadora tem sites especializados, inclusive, que permitem cupons de descontos.
Por fim, opte pelo veículo com o melhor custo benefício e não, necessariamente, pelo mais barato. Afinal, há uma grande diferença entre esses 2 conceitos.