Atualmente, o gasto com o carro é um dos maiores do orçamento financeiro de uma família. E isso se acrescenta ainda mais quando a família tem um carro mais luxuoso. Só que apenas trocar de carro nem sempre vai resolver o problema.
Por isso, selecionamos algumas dicas muito interessantes para quem tem um veiculo e está achando que os gastos estão acima do que seria o ideal. Confira aí e saiba o que dá para mudar no seu dia a dia para economizar com o carro.
São dicas simples e que não exigem muito de você, exceto pelo tempo de estudo e também pela mudança de comportamento, que podem agregar valor à sua vida e ao seu bolso.
1 – o carro como transporte
A primeira coisa é começar a pensar no carro como meio de transporte. Então, se você vai trabalhar de carro todos os dias, comece a pensar em revezar isso com algum amigo de trabalho. Cada semana vai com um, que tal?
Outra coisa é sobre começar a estudar a possibilidade de ir de ônibus ou metrô, por exemplo.
E ainda há de se considerar de fazer o que é chamado de carona solidária: onde uma pessoa que vai para um lugar igual a de outra, pega carona e dá uma ajuda financeira para o motorista.
2 – os imprevistos
Outra dica muito legal é formar uma reserva para os imprevistos que podem acontecer com o seu veículo. Acidentes podem ser assegurados, mas ainda assim você terá o gasto com a franquia, né.
E tem ainda os serviços de manutenção, o conserto do ar condicionado, o rodízio dos pneus, alinhamento, troca de óleo e por aí vai.
A dica de ter o dinheiro para imprevistos é que você poderá custear isso de forma à vista, sem se endividar e mais do que isso, você vai poder ter aquele descontinho maroto no pagamento, o que dá aí, pelo menos, uns 10% de diferença.
3 – o tipo de carro
A penúltima dica é sobre conhecer o seu tipo de carro. Afinal, você tem que ter um veículo que seja econômico e bom, mas não precisa ser daquela marca mais cara e nem que seja o carro que te traga status.
Estamos falando de economia de dinheiro. Então, comece a estudar a possibilidade de ter um veículo que seja flex e te permita abastecer com etanol ou gasolina, conforme a cotação da época, por exemplo.
Isso aí vai te ajudar demais no fim do ano, já que os combustíveis são bem caros aqui no Brasil. E o mesmo vale para impostos: carros mais luxuosos tem impostos maiores, também.
4 – a cotação do seguro
A nossa última dica, que também é bastante importante é sobre fazer a cotação online na hora de contratar ou renovar o seguro do carro.
O seguro é um serviço muito comum hoje em dia. Porém, ele pode representar uma parte grande do orçamento financeiro das famílias.
Então, estude bastante os seguros para escolher aquele com melhor custo benefício para você. E leve em conta que existem vários tipos de apólices, franquias e detalhes que podem te ajudar a economizar no seguro, como ter um rastreador, por exemplo.