Você já ouviu falar do Engie? Ele é um conjunto que varia entre o aplicativo de celular e o dispositivo instalado no carro e que foi desenvolvido pelos menos idealizadores do Waze, famoso GPS usado por quase todo mundo que busca rotas e trajetos alternativos.
E para que ele serve? O Engie tem várias funções. Por exemplo, ele pode te falar qual é o custo do seu carro em um determinado trajeto assim como pode dizer se algum serviço na oficina deixou de ser feito e ainda é útil para falar quando há problemas com o veículo, como na direção, freios, etc.
Se você ainda não conhece o Engie, está mais do que na hora!
Engie – como funciona
O app tem várias funções, como a de calcular o quanto, em dinheiro, o carro vai gastar em um determinado percurso. Isso é bom por vários motivos: dá para dividir a conta com os outros passageiros ou mesmo ter uma ideia de gastos mensais com o veículo.
Então, para usar o Engie é preciso baixar o app e ter um dispositivo, que é conectado ao carro. Esse dispositivo tem o seu custo e pode ser solicitado pelo app no valor de R$ 69.
Através do app, a conexão é via OBD2, que fica embaixo do painel do motorista. Uma boa dica é pedir a um profissão para fazer isso. Depois de conectado, basta usar o bluetooh e começar a usar. O restante é feito de forma automática e os cálculos também.
Engie – funções
Outra função do Engie é que ele é muito bom para os esquecidos, já que ajuda a marcar o local onde está o seu carro, sendo que deixa uma lista de histórico com possível visualizador dos últimos trajetos que foram feitos.
Agora, do ponto de vista mecânico, o app é bom porque serve com um escaneador de varredura, que faz a busca por mensagens de erros na central eletrônica do veículo. Para a empresa do Engie, encontrar defeitos no motor, no freio ou na direção é algo visto como essencial.
Assim, ele faz a checagem se serviços foram feitos mesmos em oficinas mecânicas. Já que todos os resultados são exibidos de forma intuitiva e sem complicações ao usuário, já que tem uma interface muito clara e objetiva.
O aplicativo pode ser compatível com computadores de bordo de carros mais atuais e mais luxuosos, sendo que vai desde Chevrolet à Volvo e Mercedes Benz.
Engie – vale a pena?
O Engie pode ser visto como comodidade na hora de oferecer a informação de cálculo de custo de cada trajeto, já que nem sempre isso vai ser útil. Por outro lado, ele é visto como interessante quando consegue diagnosticar os possíveis defeitos no veículo e nos serviços realizados nas oficinas.
Agora, também se deve observar que ele não funciona apenas com o bluetooth, já que é preciso ter uma instalação do dispositivo e isso pode até causar alguma incompatibilidade com os dados do celular. A regra é que se o carro for antigo vale a pena. Se for um modelo moderno, ele pode ser desnecessário.