Todo MEI (Microempreendedor Individual) pode comprar um veículo novo e ter desconto. Para isso, basta apresentar o contrato social da empresa, que deve estar enquadrada com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Os descontos são oferecidos em impostos, como o IPI e o ICMS, sendo que cumprem a mesma ideia das isenções fiscais para PcD (Pessoas com Deficiência). No geral, podem ser vendidos carros utilitários, que servem para trabalho.
Condições da compra de carros por MEIs
Antes de assinar o contrato com a concessionária que vende os carros, o MEI deve se atentar as condições da compra e isso pode ser feito com uma simulação online do carro ou uma cotação na loja física.
Geralmente, as condições são as mesmas de uma compra de pessoa física, sendo que o diferencial é o desconto de CNPJ. Além do mais, o cliente pode optar por comprar parcelado também. E solicitar o financiamento é simples, já que pode ser feito na loja.
Agora, para saber as taxas cobradas e os prazos de entrega, o ideal é consultar cada marca que aceita essa venda com desconto, sendo que as mais conhecidas e procuradas são: Fiat, Volkswagem, Chevrolet, Honda e Hyundai.
A regra para comprar o carro
O MEI que tem interesse em comprar o carro novo deve saber que isso só será possível se o veículo estiver ligado à empresa, portanto, ficará totalmente atrelado ao CNPJ. Isso quer dizer que se os impostos não forem pagos, a empresa responde por isso.
Outro detalhe importante é que a compra com desconto para CNPJ tem a ver com a pessoa jurídica que não tem restrição em tributos, nem os estaduais, nem os federais. Caso isso aconteça após a compra, o veículo poderá ser penhorado pelos órgãos.
Então, considerando essas questões, o que é preciso saber é que a prática de vender carros para CNPJ com desconto é muito comum no mercado nacional de automóveis e o benefício está, principalmente, para os descontos nos carros novos.
Por outro lado, o cliente precisa ter paciência já que a compra direta para esse formato de venda tem a ver com um prazo maior de entrega, podendo ser de até 40 dias. Se o modelo estiver disponível na concessionária, aí tudo bem.
Onde comprar os carros
Os MEIs interessados em comprar carros com descontos devem se apresentar nas maiores concessionárias do país com o contrato social da empresa impresso em mãos e a inscrição estadual ativa e atualizada.
Agora, vale a atenção para o fato de que o MEI só pode ter um faturamento anual de R$ 81 ou menos, portanto, a compra de veículos com valores muito alto pode ser questionada pelos órgãos fiscais, como a Receita Federal.
Para se ter uma ideia, para comprar o carro da Fiat, nessa condições, o ideal é ir até a concessionária e ver qual é o valor de desconto para CNPJ. Não existem padrões no mercado e isso pode variar de modelo para modelo, por exemplo.
Já na Volkswagen é possível chegar a um desconto acima dos 20%, sendo que todos os clientes jurídicos são classificados conforme a atividade que exercem.