O insulfilme é uma película de vidro mais escura que é aplicada e instalada em vidros automotivos. A sua função inicial é a de proteger a visão do condutor contra o sol, mas, hoje em dia, ele é muito usado também para evitar roubos e furtos.
Agora, a pergunta é: será que o insulfilme protege mesmo contra esse tipo de acontecimento? De fato, isso pode ajudar porque os bandidos não conseguem ver o que tem no interior do veículo… Mas, é preciso alguns cuidados para escolher a película.
Isso porque existe uma lei que põe limite na cor do insulfilme, isto é, no tanto que ela pode ser opaca para não atrapalhar a visão do motorista ou distorcer as cores reais que existem fora do carro. Entenda isso por completo.
O limite do insulfilme
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, que avalia as normas de segurança e regulamentos de trânsito, há regras para a aplicação de películas de escurecimento desde 2007.
E esses limites variam conforme o vidro escolhido. Para o para-brisa é um limite enquanto que para vidros laterais e traseiro, são outros. E isso tem a ver com a passagem de luz (luxímetro), que tem base em conceitos do Inmetro.
Basicamente, no para-brisa é permitido que se escureça não mais do que 25% do vidro. E nos vidros laterais, esse valor não pode ultrapassar os 72% – o mesmo valor para o vidro traseiro também.
Agora, caso isso não seja respeitado, há multas e a indicação para retirada do produto. E vale lembrar que as regras também são válidas para películas de outras cores, que estão disponíveis no mercado, como a verde, preta ou espelhadas.
O insulfilme protege o carro?
As películas de escurecimento ou escuras, chamadas de insulfilme, podem ser muito boas para impedir a visibilidade no interior do veículo. Porém, há limites permitido por lei, sendo que elas podem ajudar, mas não são garantias contra roubos.
Assim sendo, apenas aplicar a proteção do insulfilme não é garantia e o mais aconselhável é que se tenha um seguro de carros, chamado de seguro auto, para que se tenha menos dores de cabeça caso esse imprevisto aconteça.
De uma maneira geral, ainda que não proteja tanto quanto um vidro blindado, o insulfilme dentro da lei é uma maneira inteligente e econômica de proteger o veículo sim. Mas, para quem quer mesmo uma segurança maior, há outra alternativa.
Seguros de carros
E a dica para quem vai contratar o seguro é fazer uma cotação de preços, sendo que esse serviço pode ser feito online mesmo, sem que o interessado precise sair de casa ou se deslocar até um corretor de seguros.
Isso porque as seguradoras têm coberturas que fazem a reposição do vidro e do insulfilme caso seja necessário, como quando alguém estoura os vidros para furtar ou roubar o veículo ou as peças de dentro.
E além disso, podem oferecer serviços assistências desde casos de acidentes de trânsito com vítimas e para terceiros, além de opções adicionais, como chaveiros, troca de pneu e guincho a qualquer hora do dia.