ATENÇÃO! Essa é a segunda parte de duas de nossa lista das “Oito perguntas a fazer ao comprar um carro usado”.
Veja a primeira parte em: Oito perguntas a fazer ao comprar um carro usado (1/2)
Continuando com nossa lista:
Perguntas para fazer ao vendedor por telefone
Nesse ponto, é tentador fazer um test drive com os carros de sua lista final. Mas antes de fazer isso, você deve pegar o telefone e conversar com o vendedor. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer para ajudá-lo a restringir sua pesquisa antes de se comprometer com um test drive:
5. Você pode me falar sobre qualquer manutenção ou reparo recente?
Um carro usado tem uma história, o que significa que deve ter havido alguma manutenção e, possivelmente, alguns reparos. Você deseja encontrar um vendedor que possa lhe dizer quais tipos de manutenção e reparos foram feitos recentemente.
Se o vendedor alegar que o veículo de 10 anos no qual você está interessado não precisou de nada além de trocas de óleo, isso pode ser um sinal de alerta, principalmente se você souber quais problemas comuns surgem marca e modelo de carro que ele possui.
Você também deve considerar puxar o relatório de histórico do carro. Dessa forma, você pode verificar se a manutenção e os reparos que o vendedor afirma ter feito correspondem aos documentados no relatório de histórico do veículo.
6. Meu mecânico pode olhar o veículo antes de eu tomar minha decisão final?
Se a resposta for outra que não sim, desligue o telefone e siga em frente.
Perguntas para fazer ao seu mecânico
Depois de restringir as opções, é hora de deixar seu mecânico de confiança dar uma olhada. Uma vez que o seu mecânico pode não se sentir confortável apenas com um sinal de positivo ou negativo, aqui estão duas perguntas para ajudá-lo a decidir se o carro é certo para você:
7. O proprietário fez um bom trabalho de manutenção deste veículo?
Um carro bem feito e mal mantido pode ser uma aposta pior do que um carro medíocre que foi mantido com amor. O seu mecânico poderá dizer se o proprietário anterior manteve o controle da manutenção regular e irregular necessária.
8. O proprietário anterior usava peças baratas ou boas?
Nem todas as peças do carro são fabricadas da mesma forma. Um proprietário anterior que fez reparos com peças de baixa qualidade e baratas pode ter prestado um desserviço ao carro (e ao próximo proprietário).
Além de desmontar completamente o carro, não haverá como saber se todas as peças de reposição eram de alta qualidade, mas perguntar se as peças fáceis de verificar são de boa qualidade pode ser um indicador decente de que o proprietário anterior cuidou bem o veículo.
Veja também: Como distinguir um bom vendedor de carros de um mau
Traduzido e adaptado por equipe Cotação Seguro
Fonte: Wise Bread