Seguro de Carro Automático é mais caro? 5 Simulações Reais

Para essa pergunta, a resposta é:mesmo que o preço de um veículo com câmbio automático seja cerca de 10% mais caro do que um mesmo veículo manual correspondente, o seguro é praticamente mesmo valor, salva algumas exceções, onde os valores podem ser ligeiramente mais caros.

Agora, se você quer entender os motivos leia este artigo completo.

História

Antigamente os carros mais luxuosos é que tinham a opção de ter o câmbio automático ou automatizado, em alguns casos. Atualmente, porém, essa opção também se encontra em veículos populares e, com isso, nos últimos anos, muitas pessoas têm optado por essa variação.

Um dos melhores exemplos é do carro da Volkswagem, o UP I-Motion, que traz a tecnologia dos “automáticos” para um novo patamar, com carros chegando às concessionárias em cerca de 30 mil reais.

Esse acesso, totalmente facilitado se comparado à meses atrás, traz um novo questionamento aos usuários: será que vale a pena optar pelo conforto se será preciso pagar a diferença na hora de contratar o seguro do carro automático?

A verdade é que essa diferença nem é tão grande assim…

Reprodução: Google

Valores do Seguro do Carro Automático

Trouxemos alguns exemplos sobre os valores dos seguros para um carro “comum” e para um carro automático.

1 – Volkswagem UP

A versão Move manual custa cerca de 30 mil reais, já o modelo automatizado, o I-Motion, vale quase 32 mil reais, ou seja, uma diferença de 7%. Aí, quanto ao seguro, o valor é praticamente irrisório, sendo uma diferença de 34 reais, ao passo que na versão automática, o seguro sai por 1,423 mil reais.

2 – Fiat Strada

O caso da Strada é bastante parecido com o UP, sendo que enquanto a diferença de preço dos carros é de 9% (entre os modelos Adventure CD Manual e Câmbio Dualogic), o seguro tem reajuste de apenas 1,6%, ou seja, 107 reais, aproximadamente.

3 – Chevrolet Prima

Do lado dos sedãs, o Prisma é o que tem a maior variação no preço do seguro, sendo que o valor é 5% maior no caso dos automáticos. Já quanto ao valor do veículo, a diferença sobre para quase 7%.

4 – Toyota Corolla

Em termos gerais, o Corolla é o que carro que tem mais variação no valor do seguro quando comparados os modelos manual e automático. O valor exato é de 156 reais, uma variação de mais de 3%. Já em termos de veículo, o automático custa 4,5% a mais do que um manual.

5 – Honda Civic

O valor do seguro do Civic pode variar algo em torno de 4%, se depender dos modelos manual e automático, o que pode gerar uma economia de 132 reais. E esse valor é muito próximo ao valor do carro no mercado, que tem diferença de 4,21%.

Portanto, note que quase sempre o valor do seguro do carro automático é mais caro, mas em quase todos os casos os valores são mínimos e, normalmente, proporcionais ao valor do veículo. O melhor exemplo para ilustrar isso é o Honda Civic.

No fim das contas, o que vai importar mesmo são outros itens, como perfil do condutor, valor do veículo, ano de fabricação e acessórios… Que é um assunto para os próximos artigos!

Com informações da UOL