Se está pensando em trocar de carro nesse novo ano, saiba que com o aplicativo da Tabela FIPE você consegue ver o preço médio de carros usados e zeros. Além de poder ter uma base de quanto conseguiria vendendo o seu carro no mercado atual. O app trás todas as informações relevantes sobre automóveis em circulação.
Se você lembra da época que era preciso comprar um jornal, para olhar os classificados, sinto te informar, você está ficando um pouco velho. Afinal, quase tudo atualmente pode ser feito por meio dos aplicativos, inclusive comprar e vender carros e pesquisar preços.
Se você já comprou ou vendeu carro usado, é provável que já tenha ouvido falar da Tabela FIPE. Em geral, os valores dela servem como parâmetro na hora de comprar e vender o carro e, se for carro zero que você procura, na tabela FIPE o valor será ainda mais acertivo, o serviço é muito útil também na hora de contratar um seguro para o veículo.
Quer saber um pouco mais sobre como surgiu a tabela FIPE? Vamos juntos descobrir como surgiu o principal referencial dos lojistas na hora de negociar os valores do carro.
Origem Tabela FIPE
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é uma organização sem fins lucrativos e sua principal função é apoiar o Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e hoje é, praticamente, obrigatório na hora de negociar carro. Desde janeiro do ano de 2001 o FIPE recolhe diversas informações, por todo o país, referentes a valores de veículos tendo em vista chegar a um valor médio.
Ela surgiu em 1973 e atua em diversas áreas de ensino, mas ficou conhecida com o levantamento dos preços dos carros. Os dados são atualizados mensalmente e servem como base para cálculo de seguros e outros contratos que funcionam para medir os atuais valores de alguns automóveis. Hoje em dia é possível encontrar informações sobre carros de até 1985.
E se você é empresário, precisa saber que ela também mostra o valor médio de utilitários e caminhões, está pensando em trabalhar como entregador da Uber? Você vai conseguir ver o preço de motos também. A pesquisa é feita através de anúncios, de concessionárias e sites especializados, depois os pesquisadores descartam os preços mais altos, os preços mais baixos ou com alguma discrepância e então é feita uma média.
Fonte para negociar
Bem, agora indo para a prática, a tabela serve como referência, não como uma “determinação”. A tabela FIPE vai olhar apenas qual o carro e qual o ano dele, não vai olhar a quilometragem, se já foi batido, estado dos pneus e etc. Então, se você vai comprar ou vender um carro, vai te dar um norte do preço do carro, seja para vender o seu, ou para o carro que quer comprar, mas, não vai ter um preço exato, você precisará analisar cada caso.
Para o lojista, acompanhar a tabela pode dar uma noção da procura do carro e se vale a pena ter ele no pátio, além disso, é possível analisar a depreciação do carro com o passar do tempo, então, pode ser uma boa ver o quanto o carro que você está pensando em comprar irá desvalorizar com o tempo. Ah, ainda para os lojistas, se o preço do carro vem caindo gradativamente todos os meses, é bom pensar bem antes de colocar ele no seu pátio.
Afinal, pode indicar uma baixa demanda pelo carro, o que vai forçar o preço dele para baixo. O contrário também vale, se o preço está estável ou subindo, pode indicar uma alta demanda do carro, então se você encontrar alguém precisando do dinheiro, vai conseguir fazer um bom negócio. Em suma, é uma excelente ferramenta na hora de negociar carros, seja para comprar ou vender. Como lojista ou como comprador.
Sobre o aplicativo
Agora que já vimos um pouco sobre a tabela FIPE e qual a importância dela na hora de comprar ou vender seu carro, que tal ter tudo isso na palma de sua mão? É muito simples, basta baixar o aplicativo e acessar todas as informações independente de onde estiver.
Ele está disponível tanto para Android como para iOS, nele você vai ter acesso facilitado, sendo possível pesquisar o preço médio por tipo do veículo, (utilitário, de passeio, moto, caminhão e etc), marca, modelo e ano-modelo. Ao utilizar o aplicativo é possível compartilhar o resultado da pesquisa.
Lembramos que esse sistema é muito útil na hora de adquirir um veículo novo, ou mesmo, um veículo usado. A tabela FIPE vai permitir que o comprador ou vendedor analise questões como o custo benefício da nova aquisição. Esse serviço pode ser usufruído gratuitamente e da palma de suas mãos.
Como utilizar o app Tabela Fipe
O aplicativo da Tabela Fipe cumpre sua proposta, possui uma interface simples e intuitiva onde o usuário poderá efetuar suas buscas sem grandes dores de cabeça. A pesquisa ou consulta pode ser feita por meio de alguns filtros básicos, como ano/modelo de um carro, tipo de veículo ou marca do automóvel.
A plataforma já oferece 3 categorias para se iniciar a busca, “consulta de carros e utilitários pequenos”, “consulta de caminhões e micro-ônibus” e “consulta de motos”. Basta selecionar o tipo de consulta que se quer realizar, ao ser redirecionado o usuário se depara com os filtros acima mencionados, ano/modelo e marca do automóvel.
Caso o usuário tenha conhecimento sobre o código Fipe de um veículo, pode optar por realizar a pesquisa utilizando essa informação como filtro. Assim que escolhidos os dados da consulta o aplicativo da Tabela Fipe trará as informações concernentes ao período da pesquisa, caso fosse feita em dezembro, as referências diriam respeito a este mês, se em novembro o valor médio fosse outro o que contará é o do período da consulta.