Quando se trata de administrar seu dinheiro, há uma peça do quebra-cabeça que alguns não consideram: se você está determinado a melhorar suas finanças pessoais, pode começa aumentando seu nível de confiança. Você pode estar pensando que um não tem nada a ver com o outro, mas a baixa confiança pode atrapalhar o sucesso financeiro.
Veja como aumentar sua confiança também pode aumentar seu bolso.
Veja também: Hábitos financeiros para começar aos 20 anos
1. Você não tem medo de pedir o que deseja
Cerca de 10 anos atrás, eu tinha um amigo que havia se formado recentemente na faculdade e encontrou seu primeiro “emprego de verdade”. Ele ficou frustrado com o pagamento depois de apenas seis meses e sentiu que merecia mais porque terminou a faculdade com uma nota alta e tinha experiência anterior em estágios.
Ele me disse que entraria no escritório de seu empregador na segunda-feira de manhã e pediria um aumento de $ 15.000 por ano, “negociável, é claro” (o que atraiu minha atenção), mas não aceitaria nada menos do que $ 10.000.
Olhamos para ele como se ele fosse louco. Ele tinha apenas 24 anos e recém-saído da faculdade. Dissemos ao boneco para diminuir a velocidade de seu rolamento, porque é isso que os amigos fazem. Deixe-me reformular isso, é isso que amigos negativos e pobres em casa fazem.
Ele não nos deu ouvidos, o que é bom, porque ele conseguiu exatamente o que queria, um salário mais alto e uma posição melhor. Não me lembro do que ele disse ao chefe, mas aprendi uma lição valiosa naquele dia: não tenha medo de ir atrás do que você quer, e não dê ouvidos aos pessimistas.
Se ele tivesse nos ouvido, quem sabe quanto tempo demoraria para subir na empresa. A questão: a falta de confiança pode fazer com que você duvide de suas habilidades. E, em caso de dúvida, você pode perder oportunidades que podem resultar em um salário mais alto. Uma pessoa confiante, por outro lado, acredita em si mesma.
Ele não tem medo de pedir o que quer e merece. Do ponto de vista financeiro, a confiança lhe dá a força para negociar seu salário e receber seu valor.
Imagine o que você poderia fazer com um aumento na receita. Você poderia parar de viver de salário em salário, abrir uma conta de aposentadoria ou, finalmente, reduzir sua dívida de cartão de crédito. E você também pagaria a conta dos seus amigos idiotas e mal pagos na próxima vez que sair. Isso nem é preciso dizer, é claro.
2. Você parecerá mais competente para os empregadores
Mesmo que você não peça mais dinheiro ao seu empregador, ele pode perceber sua confiança e sentir que você é a pessoa certa para uma posição desafiadora quando estiver pronta para oferecer promoções.
Os empregadores não procuram apenas pessoas que tenham um determinado conjunto de habilidades ou nível de experiência. Eles também avaliam a ousadia, postura e assertividade do funcionário. Ser confiante pode levá-lo ao topo mais rápido do que alguém que não tem certeza ou se questiona.
Se o seu empregador achar que você não tem confiança, ele pode concluir injustamente que você não está pronto para certas responsabilidades.
3. Você não tem nada a provar
É triste, mas algumas pessoas correm o risco de dívidas graves apenas para provar que podem manter o mesmo estilo de vida que seus amigos. Eu entendo não querer ser deixado para trás quando seus amigos comem em bons restaurantes ou tiram férias exóticas juntos.
Mas, sob nenhuma circunstância, você deve se endividar muito ou se acabar totalmente sustentando um estilo de vida que não pode pagar. Tudo se resume à confiança. Uma pessoa confiante não vai sacrificar seu bem-estar financeiro para que eles possam se acotovelar ou mostrar que está bem para os vizinhos.
Pessoas assim não se metem em financiamentos de casas ou carros caros e certamente não acumulam dívidas no cartão de crédito para dar a impressão de que estão indo melhor do que realmente estão. Pessoas confiantes sabem que o sucesso financeiro não se trata de bens materiais, mas de quão bem administram seu dinheiro.
Alguém pode ganhar muito e estar sem dinheiro, ao passo que alguém que ganha muito menos pode ter uma conta bancária maior. Quando você é uma pessoa confiante e não tem absolutamente nada a provar, está mais apto a manter suas despesas pessoais baixas e ter uma renda mais disponível.
Assim, torna-se mais fácil economizar uma reserva de caixa de três a seis meses e você pode alcançar outras metas financeiras, como pagar dívidas de cartão de crédito, economizar para a educação de um filho ou fazer melhorias na casa que podem aumentar o valor de sua propriedade.
A vida é melhor, e mais barata, quando você não está tentando ser alguém que não é.
Veja também: Torne as férias mais acessíveis com uma abordagem minimalista
Traduzido e adaptado por equipe Cotação Seguro
Fonte: Wise Bread