Em algum momento da vida, comprar um carro novo acaba entrando na lista de prioridades de quem quer adquirir uma certa autonomia na vida pessoal ou até mesmo profissional.
Para muitos, ter a experiência de comprar um carro zero na concessionária é sinônimo de sucesso pessoal. E por se tratar de um bem de consumo durável, aos quais o comparador pensa em ficar alguns anos, o carro deve ser escolhido com muito cuidado.
Prestação
O ideal para a realização do financiamento é que a prestação do veículo não ultrapasse os 30% do seu salário.
E é interessante que você se programe com base no dinheiro que de fato ganhará e não em possibilidades que possam ou não se concretizar.
Tipo de uso
De acordo com o tipo de uso do veículo, um prazo de pagamento muito longo pode significar que o carro não estará em tão boas condições de uso quando for quitado por completo.
Por essa razão, é importante escolher um modelo que atenda suas necessidades durante todo o período de pagamento das parcelas.
Gastos extras
Se engana quem acredita que comprar um carro novo envolve apenas o preço do veículo.
Pense que você terá que pagar a documentação, emplacamento, IPVA, Seguro obrigatório, Licenciamento, seguro do veículo, revisão e ainda se quiser colocar alguns acessórios no carro, o preço sobe mais ainda.
Planejamento financeiro
Quem deseja comprar um carro zero deve se planejar financeiramente para garantir a saúde do seu orçamento até o final do financiamento.
Tomando cuidado para que as parcelas não pesem no bolso.
Formas de pagamento
Depois de estar ciente dos custos de se ter um automóvel novo e continua interessado, pode passar para a busca das melhores maneiras de comprar um carro novo.
Se você não tem condições de comprar um carro à vista, nem quer fazer um consórcio, pois a possibilidade de pegar o carro logo no início do plano não é provável, a melhor opção é um financiamento do veículo.
Qual a melhor forma de financiar um veículo?
Ao fazer um financiamento, você dá o próprio bem como garantia pelo pagamento, por meio da chamada alienação fiduciária.
Fique atento às taxas de juros dessa modalidade, podem ser altas. Negocie isso!
A melhor opção é o CDC?
O Crédito Direto ao Consumidor, a concessionária procura o plano com menor custo, ou seja, o banco que cobra a menor taxa de juros.
Em média, a taxa de juros de bancos de montadoras gira em torno de 1,47% ao mês, enquanto os bancos tradicionais cobram 1,68%.
Mas essa taxa pode ser mais baixa ainda, segundo o Banco Central do Brasil, no período de 15 a 21 de março de 2019, a menor taxa de financiamento de veículos zero quilômetro foi de 0,69% aos mês.
Geralmente, as concessionárias já te dão uma simulação de financiamento.
Com a proposta em mãos, converse depois com o gerente do banco em que você tem conta para verificar se tem condições de cobri-la.
Em seguida, volte a negociar com a instituição financeira da montadora para, só depois, fechar com aquela que oferecer a proposta mais vantajosa.