Quase todo mundo sabe que o valor do seguro para carros com rastreadores é mais barato, mas será que vale a pena?
Na hora de contratar o seguro auto, se o cliente em potencial possuir rastreador, tudo fica mais fácil e prático. Em alguns casos, nem é preciso definir o perfil do motorista…
Por outro lado, há de se pensar a importância do seguro justamente pelo fato de o carro ter um rastreador.
Importante Saber: se você ainda não sabe, esse rastreador é instalado pela própria seguradora e tem um custo médio de 300 reais.
Para falar desse assunto vamos citar a seguradora Porto Seguro que criou o Rastreador Mais Seguro. Para o superintendente da companhia, Fábio Braga, atualmente há 27% de veículos que circulam no país com essa proteção.
“Com as vendas de veículos novos estagnadas, temos de atender esse público de alguma forma para ganhar mercado. Por isso, resolvemos entrar nesse segmento”.
O que Fábio quer dizer é que com a crise, as pessoas têm optado por seguros mais baratos, logo é justamente isso que o rastreador faz: barateia o seguro.
“Vemos agora muitos proprietários de veículos pensando em trocar o seguro tradicional por um mais barato porque o orçamento ficou mais apertado”, garante Roberto Posternak, que é diretor da Ituran, que já oferece o serviço com garantia de indenização.
Atenção: não aconselhável mentir
Se você está pensando em dizer que tem um rastreador só para baratear o seguro, mas não tem realmente, saiba que isso pode fazer com que o seguro não precise pagar a indenização em caso de perda total.
Aliás, se o rastreador for encontrado com mais de 75% de dados, a seguradora já deixa de ser obrigada à arcar com qualquer custo.
Quanto aos Roubos
As indenizações por roubos e furtos nesses casos costumam ser de 100% do valor do carro, baseado na Tabela Fipe. E nesse contrato, normalmente, já estão inclusos serviços básicos como assistência 24 horas, guincho, chaveiro e troca de pneus.
Considerações Finais e o Seguro Popular
Vale ressaltar também que é comum que as seguradoras oferecem esse tipo de seguro para carros com até 20 anos de fabricação e que sejam vendidos por até 60 mil reais.
Na Porto Seguro, essa proteção é de 120 reais por mês, um valor bem mais baixo do que as outras opções de seguro.
Na comparação com o Auto Popular, Arley Boullosa, que é professor da Escola Nacional de Seguros (Funenseg), o com rastreador é mais barato.
“O Auto Popular reduz o preço das proteções, mas o seguro com rastreador não oferece essas coberturas. Portanto, continuará a ser mais acessível”, garante.
“O consumidor deve ter consciência de que o seguro com rastreador cobre apenas parte do risco, o que pode ser melhor do que não ter proteção alguma”, aconselha Arley, que ainda que a escolha deve ser guiada pela necessidade e pelo preço da proteção.
Vale lembrar que atualmente o Seguro Popular é feito apenas pelas seguradoras Azul e Tokio Marine, que podem usar peças usadas ou de reposição não originais em eventuais sinistros.
Com informações da Exame