A Uber vende sua unidade de automóveis autônomos para a Aurora Innovation e assume uma participação na jovem empresa, uma vez que muda seu foco de volta para a lucratividade após a pandemia.
A Uber vendeu sua divisão de carros autônomos para Aurora Innovation e assumiu uma participação na nova empresa, já que ela tenta se distanciar da criação de seus próprios veículos autônomos e focar na lucratividade após um ano sendo dizimada pela a pandemia.
A Uber investirá US $ 400 milhões na Aurora, dando-lhe uma participação acionária de 26% na empresa, informou a Bloomberg, citando pessoas a par das negociações. Esse número sobe para 40% ao se contabilizar as participações de funcionários e investidores da divisão de direção autônoma da Uber.
O CEO (diretor executivo) da Uber, Dara Khosrowshahi, e outra pessoa que ainda não foi nomeada representando a Uber se juntarão ao conselho da Aurora, disse Bloomberg. O negócio avalia a Aurora em US $ 10 bilhões, de acordo com a Bloomberg.
Também vem em meio a um ano particularmente difícil para a Uber, que foi esmagada pela pandemia em meio a bloqueios e pedidos para ficar em casa que reduziram drasticamente o tráfego de usuários, algo que em por sua vez, os levou a reavaliar os negócios periféricos nos quais investiram bilhões para acalmar as preocupações dos investidores.
Chamado de Advanced Technologies Group, ou ATG, o longo prazo e os altos custos da divisão de direção autônoma do Uber preocupavam os maiores investidores da empresa, que, de acordo com a Bloomberg, estavam pedindo em particular a Khosrowshahi que reconsiderasse a estratégia.
A Uber descarregou essa divisão, embora tenha investido US $ 170 milhões nela para garantir um pagamento se e quando a empresa tiver lucro. Aurora e Uber anunciaram o negócio em um comunicado conjunto.
As empresas disseram que o grupo se concentrará primeiro em caminhões sem motorista e, posteriormente, em veículos leves mais complicados que transportem passageiros. As ações do Uber permaneceram inalteradas nas negociações de pré-mercado na terça-feira. A ação fechou na segunda-feira a US $ 53,80. Ela aumentou mais de 80% este ano.
Veja também: Facebook prevê dois lançamentos impactantes para 2021
Traduzido e adaptado por equipe Cotação Seguro
Fonte: The Street